Se você tem problema de refração já está acostumado a sair do consultório oftalmológico com a receita de óculos em mãos, não é mesmo? Mas você sabe interpretar as anotações do seu médico nesse papel?
Nesse artigo vamos esclarecer as dúvidas mais comuns acerca da receita de óculos, para que além do vendedor da ótica, você também saiba o que está prescrito nas suas lentes corretivas.
Abreviações e sinais da receita de óculos
Ao abrir a receita você vai se deparar com várias abreviações e, na maioria das vezes, não há o explicativo sobre elas. Para que você não fique mais na dúvida, listamos abaixo cada uma delas e seus significados.
- OD: olho direito.
- OE: olho esquerdo.
- CIL: cilíndrico.
- ESF: esférico.
- DP: distância pupilar.
- DNP: distância naso pupilar.
- AD: adição.
- AV: acidade visual.
- VI: visão intermediária.
- VP: visão de perto.
- VL: visão de longe.
Essas abreviações na receita de óculos podem até parecer complicadas, mas você viu como os significados fazem muito sentido e são quase intuitivos?
Se você é bem observador, já reparou que além das abreviações também aparecem nas receitas de óculos, em frente ao grau alguns sinais.
Os significados desses sinais são:
- hipermetropia: sinal positivo (+);
- miopia: sinal negativo (-);
- e astigmatismo: colunas CIL e EIXO ficam preenchidas.
Esférico, cilíndrico e eixo
Essas são informações muito importantes da receita de óculos. É por meio delas que será possível saber qual o erro de refração que o seu olho possui.
A coluna ESF representa o grau esférico. Essa informação é responsável por indicar quantos graus de miopia ou hipermetropia você possui.
Essa diferenciação é feita por intermédio dos sinais que falamos um pouco acima. Se antes do grau localizado na coluna ESF tiver um sinal negativo (-) isso indica miopia. Se o sinal foi positivo (+) significa hipermetropia.
Quando a coluna CIL estiver preenchida é sinal que você possui astigmatismo. É nesse local que será informado o seu grau cilíndrico. Vale lembrar que esse grau de óculos não é colocado em todas lentes, apenas em um determinado eixo.
Para isso, a parte do EIXO também estará com anotações. Essa coluna descreve a orientação onde será posicionado o grau do astigmatismo, sendo que a medida varia de 0 a 180 graus.
Classificação dos tipos de graus
Agora que você sabe algumas das especificações técnicas da receita de óculos, podemos passar pra a classificação que define os tipos de graus.
Essa é a classificação que determina quando um grau de óculos é alto ou não, para isso temos a seguinte determinação:
- baixo grau: 0 a 3 graus;
- grau moderado: de 3 a 6 graus;
- e alto grau: mais de 6 graus.
Se você chegou até aqui, já está pronto para interpretar corretamente a sua receita de óculos e saber exatamente qual o grau de cada um dos problemas de visão.
Lembre-se que a receita de óculos tem validade, pois é indicado que pessoas com patologias se consultem anualmente com o médico oftalmologista. Se faz mais de 1 ano que você não vai até um especialista, entre em contato conosco e agende agora mesmo.