ago 13
Orbitopatia tiroideia

Orbitopatia tiroideia: o que você precisa saber sobre esta condição

O sistema imunológico desempenha um papel crucial ao defender o corpo contra substâncias prejudiciais e microorganismos que podem causar doenças, como vírus e bactérias.

No entanto, ocasionalmente, esse mecanismo de proteção pode falhar e atacar os próprios tecidos do organismo, resultando em doenças autoimunes. Um exemplo dessas condições é a oftalmopatia de graves, ou também conhecida como orbitopatia tiroideia.

Neste artigo, vamos explorar o que é a orbitopatia tiroideia, sintomas, opções de tratamento e tudo o que você precisa saber sobre esta condição.

O que é a orbitopatia tiroideia?

A orbitopatia tiroideia, também conhecida como doença de graves ou oftalmopatia tiroideia, é uma condição inflamatória dos tecidos ao redor dos olhos, sobretudo músculos e gordura.

Geralmente, a doença está associada à doença de graves, uma condição que faz com que a tireoide, uma glândula em forma de borboleta situada na parte frontal do pescoço, produza hormônios de maneira descontrolada, resultando em hipertireoidismo.

O diagnóstico é feito por meio de exames clínicos e laboratoriais. Em geral, as manifestações são leves e melhoram ao longo do tempo. No entanto, em alguns pacientes, as manifestações podem ser graves e até levar à perda permanente da visão.

Sintomas

Os sintomas da orbitopatia tiroideia variam conforme a fase da doença: inflamatória ativa ou tardia inativa. Alguns dos sintomas que podem surgir são:

– olhos vermelhos;

– pálpebras inchadas;

– um ou ambos os olhos mais salientes;

– visão dupla;

– sensação de dor ou pressão;

– sensação de irritação ocular;

– sensibilidade à luz;

– retração das pálpebras;

– e, em casos mais graves, diminuição da visão.

Causas

As principais causas e fatores associados incluem:

Predisposição genética: há evidências de que fatores genéticos podem predispor uma pessoa a desenvolver tanto a doença de graves quanto a orbitopatia tiroideia.

Fatores ambientais: certos fatores ambientais, como infecções virais ou exposição a produtos químicos, podem desencadear ou agravar a doença autoimune.

Tabagismo: o consumo de tabaco é um fator de risco significativo, podendo exacerbar a gravidade da orbitopatia tiroideia e aumentar a probabilidade de desenvolvimento da condição.

Estresse: o estresse físico ou emocional pode influenciar a ativação de doenças autoimunes, incluindo a orbitopatia tiroideia, contribuindo para a progressão dos sintomas.

Alterações imunológicas: a disfunção do sistema imunológico, que leva a um ataque autoimune aos tecidos orbitários, é a base da condição. O sistema imunológico ataca erroneamente os tecidos ao redor dos olhos, causando inflamação e inchaço.

Entender essas causas pode ajudar na prevenção e no tratamento da orbitopatia tiroideia, além de melhorar a gestão da condição associada à doença de graves.

Tratamentos para a orbitopatia tiroideia

O tratamento da orbitopatia tiroideia depende da fase e da gravidade e visa aliviar os sintomas e controlar a inflamação.

As opções incluem terapia com corticosteroides para reduzir a inflamação, tratamento com radiação para diminuir o tamanho dos tecidos orbitários, e intervenções cirúrgicas em casos mais graves para descomprimir a órbita.

Além disso, tratar a doença tiroideia subjacente é essencial para a melhoria dos sintomas oculares. A abordagem pode variar com base na gravidade dos sintomas e na resposta do paciente ao tratamento.

O acompanhamento destes casos deve ser feito por um oftalmologista com experiência na área em conjunto com o endocrinologista.