A oftalmopediatria surge para compreender o desenvolvimento da visão, que ocorre durante os primeiros anos de vida, alterando o formato dos olhos e a forma como enxergamos.
Diante dessas mudanças, o oftalmologista pediátrico se dedica a estudar as condições que comprometem a saúde ocular infantil, bem como suas possíveis formas de tratamento.
E quais são essas condições? Qual a importância da oftalmopediatria para a visão das crianças? Continue lendo esse artigo para descobrir.
Oftalmopediatria: o que é?
A oftalmologia pediátrica é uma especialização que se dedica exclusivamente à saúde da visão infantil, à identificação e prevenção das causas da cegueira na infância.
Esse princípio é fundamental para auxiliar no desenvolvimento da criança, pois é por meio da visão que ela passa a perceber as cores, os objetos e rostos, além de outros aspectos sensoriais, como a associação de memórias.
É, inclusive, durante essa fase de crescimento que as principais doenças oculares aparecem. Para saber mais sobre esse assunto, leia abaixo.
Doenças oculares infantis: quais são e como se manifestam?
Segundo um estudo publicado em 2001 no jornal da Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% das causas de cegueira infantil podem ser prevenidas ou tratadas no início da infância. Isso enfatiza ainda mais a importância da realização periódica dos exames oftalmológicos.
Algumas condições oculares podem variar entre causas congênitas, nascimento prematuro e até uso frequente de telas. De um modo geral, podem ser tratáveis assim que identificadas, o mais cedo possível.
Conheça as doenças oculares mais comuns durante a infância:
- glaucoma congênito;
- toxoplasmose;
- catarata infantil;
- atrofia óptica;
- estrabismo;
- miopia;
- astigmatismo;
- hipermetropia;
- e retinoblastoma.
Conjuntivites bacterianas e alérgicas também podem surgir esporadicamente, a depender dos períodos sazonais e da imunidade da criança.
Além disso, possíveis influências congênitas, durante a gestação e doenças oculares hereditárias da mãe e do pai também podem influenciar.
Todas as condições mencionadas devem ser tratadas por oftalmologistas pediátricos, assim que confirmadas as suspeitas ou identificada alguma complicação na visão.
Quando procurar um oftalmopediatra?
Você pode procurar por um oftalmopediatra assim que notar um sinal suspeito nos olhos do bebê ou quando desejar, por precaução, atualizar as avaliações.
Para minimizar os riscos, é também orientado que os pais levem o recém-nascido para fazer o “Teste do Olhinho”, obrigatório desde 2017 no Brasil.
Se, ao longo do tempo, um ou mais sinais suspeitos se manifestarem, será necessário redobrar a atenção. Confira esses sinais:
- dificuldade para fixar o olhar em um só objeto;
- dores, vermelhidão e incômodo;
- mancha branca aparente no centro dos olhos em fotos;
- coceira excessiva;
- e um dos olhos ou ambos agitados.
A importância de perceber esses traços não está só em identificar, como também prevenir e garantir um acompanhamento profissional contínuo e eficaz.
Assim, é possível evitar que a condição afete o aprendizado e a qualidade de vida da criança, seja por meio do uso de lentes, óculos, colírios e outros tratamentos.
Por isso, se você está em busca de garantir a saúde da visão de uma criança próxima de você ou deseja agendar uma consulta, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.