Entre os problemas de visão mais comuns que acometem a população, estão os de refração. De uma forma leiga pode até haver confusão de identificação entre eles, por isso vamos explicar nesse artigo as diferenças entre hipermetropia, astigmatismo e miopia.
A principal diferença entre essas três patologias é a forma em que a pessoa enxerga um determinado objeto. Para cada doença há uma característica muito marcante que você vai ficar sabendo logo abaixo.
Essas doenças oculares não costumam ser graves, mas é de fundamental importância que sejam identificadas assim que apresentarem os primeiros sintomas ao paciente. Por isso, é necessário visitar o seu oftalmologista com uma certa periodicidade para que ele auxilie na prevenção e identificação das doenças refrativas.
Diferenças entre hipermetropia, astigmatismo e miopia
Para entender um pouco melhor sobre esse assunto, veja abaixo características dessas doenças e como elas se diferem entre si.
Hipermetropia
Hipermetropia é um problema de refração onde a imagem nos olhos se forma depois da retina e não sobre ela, dificultando o processamento correto da imagem.
Os portadores sentem dificuldade em focalizar objetos que estão mais próximos dos olhos, mas os objetos que estão distantes são visualizados claramente.
Essa patologia pode estar associada a fatores hereditários, ou seja, se algum familiar próximo possuí-la a chance de adquirir hipermetropia é grande.
Astigmatismo
O astigmatismo é uma imperfeição na curvatura do olho, causado por uma córnea ou uma lente não simétrica, isso ocorre porque os raios de luz não atingem apenas um ponto na retina, e sim vários.
As pessoas com o problema têm visão distorcida ou borrada tanto de longe, quanto de perto. Teoricamente o astigmatismo é a junção da hipermetropia e da miopia.
Na maioria dos casos o astigmatismo está associado a outro problema ocular, como hipermetropia, por exemplo.
Miopia
A miopia é um dos problemas de visão mais comuns que existem. É uma condição onde a pessoa vê objetos próximos claramente, mas os distantes ficam borrados.
Tudo vai depender do grau da miopia, em casos graves a pessoa só enxerga claramente objetos a poucos centímetros de distância dos olhos e em casos mais leves é possível enxergar a metros de distância.
Essa patologia ocorre por causa do formato mais alongado do olho de uma pessoa, enquanto alguém sem o problema tem o globo ocular arredondado, o de alguém com miopia é mais alongado.
Sintomas
- Hipermetropia: dificuldade em visualizar objetos próximos, vista cansada, dores de cabeça, lacrimejamento dos olhos, olhos vermelhos, sensação de olhos pesados e dificuldade para se concentrar.
- Astigmatismo: vista borrada ou duplicada, fazer confusão entre letras e números parecidos, ardência ocular e vermelhidão.
- Miopia: sensibilidade à luz, olhos lacrimejando em excesso, fortes dores de cabeça, precisar forças os olhos para enxergar, dificuldade para ver objetos mais distantes dos olhos.
Tratamento dessas doenças oculares
Mesmo com as diferenças entre hipermetropia, astigmatismo e miopia, o tratamento desses problemas de refração são basicamente os mesmos.
Para evitar problemas mais graves e corrigir os erros refrativos, o médico oftalmologista vai indicar a melhor solução para o caso de cada paciente. Entre elas estão a utilização de lentes de contato, óculos de grau ou procedimento cirúrgico.
Lembre-se que cada caso é um caso e se você tiver alguma dessas doenças o primordial é conversar com um especialista.
Agora que você já conhece as diferenças entre hipermetropia, astigmatismo e miopia, leia um pouco mais sobre as cirurgias refrativas e continue aprendendo sobre esse assunto.