A infância é um momento de descoberta, de aprendizagem e de desafios, especialmente se você precisa ensinar e convencer a criança a usar óculos.
Se recentemente você foi até o médico oftalmologista e o seu filho tem a prescrição de utilização de lentes corretivas, continue a leitura que esse artigo pode te ajudar bastante no processo de inserção do óculos na rotina infantil.
Explique os benefícios do óculos
A primeira dica para os pais e responsáveis é entender muito bem o motivo da criança precisar usar o óculos de grau. Miopia? Astigmatismo? Hipermetropia? Como o meu filho enxerga? Essas informações podem ser facilmente conseguidas com o oftalmologista que está frente ao caso.
Após você entender isso, explique de forma clara e simples os benefícios da criança a usar o óculos. Você pode contar que com o acessório ela vai enxergar ainda mais longe ou vai ver melhor os objetos de perto.
É muito importante que fique claro o porquê esse novo acessório inseparável é tão necessário para ela.
Torne a utilização do óculos em algo positivo
A criança vai conseguir ver apenas os pontos negativos de usar o óculos, vai atrapalhá-la a brincar, vai incomodar para que ela se deite para assistir televisão, os amiguinhos podem fazer bullying e até trazer uma nova obrigação para a rotina da criança.
Para auxiliar a não tornar a experiência negativa, você pode mostrar os pontos positivos de usar o óculos de grau:
- dizer que a criança está ainda mais bonita;
- mostrar fotos de famosos e/ou personalidades que ela admira que também usam óculos;
- lembra-lo de familiares que também fazem uso do acessório;
- e dizer que o óculos vai cuidar da saúde da visão dela a curto, médio e longo prazo.
Escute quais são os problemas que as crianças veem em usar o óculos
Uma boa atitude é ouvir quais são as reclamações do pequeno em relação ao óculos e tentar mostrar o outro lado desses problemas.
Escute com carinho o que ele tem a dizer e compreenda verdadeiramente o sentimento para que assim possa ajuda-lo no processo inicial.
Deixe a criança participar do processo de escolha do óculos
A probabilidade da criança gostar do processo é maior quando ela participa das mais variadas etapas dessa nova fase da vida. Ela já foi ao médico, já entendeu que precisa usar o óculos e agora é preciso comprar o acessório corretivo.
Certamente, um dos momentos mais legais da utilização do óculos de grau é a escolha da armação. Deixe que o seu filho seja opinativo na ótica e diga a cor de armação que ele mais gosta, o formato do óculos que ele se achou mais bonito e até qual das opções ele prefere.
É provável que a última palavra seja do responsável, mas validar o gosto das crianças sempre é muito adequado.
Essas são apenas algumas dicas e orientações para facilitar o processo da criança a usar óculos, se você ainda não estiver obtendo resultados satisfatórios, converse novamente com o seu médico oftalmologista e peça mais instruções.
Se desejar conversar com um de nossos profissionais, entre em contato com as nossas atendentes para marcar uma consulta.