jul 22
olho seco

Como lidar com o problema ocular olho seco?

Acordar todas as manhãs com uma sensação de areia nos olhos, ou enfrentar coceira, ardor e vermelhidão nos olhos.

Esses são alguns dos possíveis sintomas enfrentados por quem convive com o olho seco, uma condição que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

Neste artigo, você entenderá o que é, as causas comuns e, mais importante, como lidar com o problema ocular olho seco.

Se você ou alguém que conhece enfrenta esse problema, continue lendo para descobrir como cuidar melhor da saúde dos seus olhos e melhorar sua qualidade de vida.

O que é a síndrome do olho seco?

A síndrome do olho seco é uma condição caracterizada pela produção inadequada ou na qualidade das lágrimas. Isso resulta no ressecamento da superfície ocular, córnea e conjuntiva, causando sintomas como ressecamento, vermelhidão, ardor e coceira.

O filme lacrimal, composto por água, sais minerais, proteínas e gordura, é produzido pelas glândulas lacrimais dos nossos olhos. Sua função é lubrificar, limpar e proteger os olhos contra substâncias estranhas e micro-organismos.

Quais as causas?

Entre as causas da síndrome do olho seco estão:

– Redução da função das glândulas lacrimais e perda do componente aquoso da lágrima devido ao envelhecimento, doenças sistêmicas e autoimunes (como síndrome de Sjögren, artrite reumatoide e lúpus), e uso de certos medicamentos como antidepressivos, antialérgicos e betabloqueadores.

– Evaporação excessiva devido a fatores ambientais como ar condicionado, vento, clima quente e seco, fumaça, entre outros.

– Anormalidades nas pálpebras que podem comprometer a produção e distribuição adequada das lágrimas.

Julho turquesa, mês da conscientização do olho seco

Em 2017, a TFOS (Tear Film Ocular Surface Society) instituiu o mês da conscientização do olho seco, visando informar e educar a população sobre essa condição que impacta significativamente a qualidade de vida e a visão de muitos.

No Brasil, o julho turquesa, mês da conscientização do olho seco, destaca a importância de procurar a orientação de um oftalmologista para o diagnóstico preciso e tratamento adequado desta condição.

De acordo com um estudo recentemente divulgado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aproximadamente 24% da população na cidade de São Paulo é afetada pela condição.

Essa taxa é considerada elevada e semelhante às observadas em outras grandes cidades ao redor do mundo.

O tratamento dessa condição depende inicialmente da identificação do tipo e da gravidade da condição, realizada por um médico oftalmologista.

O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas, restaurar e/ou preservar a produção de lágrimas e manter a integridade da superfície ocular. Existem diversas abordagens para tratar o esse sintoma, que podem incluir:

– uso de colírios específicos, conhecidos como lágrimas artificiais;

– oclusão do sistema de drenagem das lágrimas;

– uso de medicamentos;

– anti-inflamatórios tópicos;

– suplementação alimentar;

– uso de óculos especiais ou lentes de contato esclerais;

–  aplicação de soro autólogo;

tratamento com dispositivo iLUX, que permite o diagnóstico e tratamento do olho seco ainda no consultório, disponível no Visão Hospital Oftalmológico.

– e intervenção cirúrgica.

Aproveite o mês de conscientização do olho seco e agende sua consulta em nosso hospital para avaliar suas opções de tratamento.