Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
set 27
lentes de contato

Como funciona a adaptação das lentes de contato?

Seja por motivos estéticos, pela praticidade ou necessidade, as lentes de contato oculares estão se tornando cada vez mais importantes na vida dos brasileiros.

Isso porque muitos precisam de correção nos olhos e os óculos convencionais podem ser desfavoráveis em algumas situações.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, mais de 2 milhões de pessoas usam lentes no Brasil.

Mas, você sabia que quem deseja ou necessita usar lentes de contato, precisa passar por um período de adaptação orientado por um oftalmologista?

Neste artigo, explicaremos o que é, como funciona a adaptação das lentes de contato e um pouco mais sobre os diversos tipos de lentes. Boa leitura!

O que é adaptação de lentes de contato?

A adaptação de lentes de contato é um conjunto de procedimentos com exames e acompanhamento médico realizado pelo oftalmologista.

Ela tem o objetivo de escolher as opções mais adequadas para cada paciente, além de transmitir as orientações de uso, limpeza e armazenamento.

Quais os tipos de lentes de contato?

Existem três tipos de lentes de contato, confeccionadas com diferentes materiais. Conheça:

– Lentes rígidas: elas corrigem graus de miopia e astigmatismo, feitas de diferentes materiais e marcas. A tecnologia desse tipo de lente se adapta facilmente à curvatura do olho, é durável, fácil de usar e oferece uma visão nítida.

– Lentes gelatinosas: ideais para correções de hipermetropia, miopia, presbiopia e astigmatismo. Elas são geralmente mais confortáveis ​​do que as lentes rígidas, quase invisíveis aos olhos e se ajustam muito bem aos olhos.

– Lentes esclerais: são recomendadas para pacientes com baixa acuidade visual que usam lentes rígidas e gelatinosas e para o tratamento de condições como ceratocone e olho seco.

Como funciona?

O paciente, primeiramente, passa por uma consulta com o oftalmologista, que avaliará a saúde ocular e realizará um exame oftalmológico geral para verificar se há doenças, como glaucoma e catarata.

Como a curvatura do olho varia de paciente para paciente, também são realizados exames minuciosos, como topografia, paquimetria e microscopia, a fim de mapear a superfície ocular.

Após a conclusão de todos os exames, o oftalmologista testará as lentes mais adequadas. Durante a fase de adaptação, são observados fatores como vermelhidão, visão turva, dor ou desconforto.

Todos esses exames, aliados com indicações adequadas, permitem uma boa avaliação preliminar.

Como usar corretamente as lentes de contato ocular

A adaptação das lentes de contato depende não somente do modelo da lente ou o tempo para se habituar, mas também da adaptação a rotina.

É necessário aprender a usar corretamente as lentes de contato, como colocar, remover e os cuidados diários. Confira algumas dicas:

  • evitar manusear as lentes com as mãos sujas;
  • não dormir com as lentes;
  • buscar não usar as lentes por mais tempo que o recomendado pelo fabricante;
  • não colocar as lentes ao contrário;
  • evitar as guardar por longos períodos sem realizar a higienização;
  • e se tiver muita dificuldade de colocar e retirar as lentes, usar aplicadores para auxiliar.

Colocar lentes de contato pode ser complicado, mas após se adaptar, elas trazem muitos benefícios para a qualidade de vida, como melhorar a visão e a facilidade de uso diário.

Caso você tenha mais dúvidas ou deseja conversar com um especialista sobre a possibilidade de utilizar as lentes de contato, entre em contato com a nossa equipe e agende a sua avaliação.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *