Há quem ame e há quem odeie usar óculos de grau, mas gostando ou não, o fato é que mais de 123 milhões de pessoas possuem erros de refração em todo o mundo, de acordo com o “Informe mundial sobre a visão” da Organização Mundial da Saúde (OMS) e utilizam o objeto corretivo.
Além disso, o número de pessoas que precisam usar óculos de grau por conta de presbiopia e não sabem, pode chegar a mais de 826 milhões em todo o mundo.
Se você está no grupo de pessoas que já usa óculos de grau há muito tempo e está procurando uma solução para o problema ou descobriu recentemente que possui algum grau de dificuldade para enxergar e não quer precisar ter que contar com o adereço, continue a leitura.
Lentes de contato x óculos de grau
Essa é a forma mais prática e rápida para deixar de usar óculos de grau. A solução é possível para todas os erros de refração, hipermetropia, miopia e astigmatismo, também podendo ser utilizado como solução para casos de presbiopia.
As lentes de contato oferecem ao paciente um pouco mais de comodidade e liberdade que os óculos de grau não possibilitam, como:
- óculos solares não precisam possuir lentes com grau;
- a harmonia facial não é alterada com a inserção do acessório;
- não deixam marca na região do nariz, diferente do óculos;
- proporciona mais tranquilidade na prática de esportes;
- e nunca mais você terá marcas de sol no rosto advindas do uso de óculos de grau.
Antes de optar por essa solução, é indicado conversar com o seu médico oftalmologista de confiança e realizar um período de adaptação, afinal as lentes de contato são um pouco mais invasivas que o óculos.
Cirurgia refrativa
Para as pessoas que não querem mais ter que lidar com os problemas de visão e ficarem definitivamente livres do uso de óculos de grau, a solução é optar pela cirurgia refrativa.
O procedimento cirúrgico é simples, indolor e rápido e pode corrigir até 97% dos erros refrativos causados pela hipermetropia, miopia e astigmatismo.
As vantagens dessa solução para quem quer deixar de usar óculos de grau são:
- liberdade do uso do acessório;
- redução de gastos com lentes e armações de óculos;
- independência, afinal você não terá mais preocupação com o item corretivo;
- e muitas outras.
Como funciona a cirurgia refrativa?
Se você está considerando a cirurgia refrativa, precisa levar em consideração alguns aspectos. O primeiro é conversar com o médico oftalmologista para saber se essa intervenção é disponível para o seu caso específico.
Se for, você será submetido há alguns exames pré-operatórios e passará pelo procedimento cirúrgico. A cirurgia é realizada por meio de laser, a anestesia é realizada com colírio e o paciente é liberado para ir para casa no mesmo dia.
O pós-cirúrgico exige alguns cuidados que precisam ser seguidos rigorosamente para uma recuperação tranquila.
Essas são as duas formas de você deixar de usar óculos de grau e ficar livre da obrigatoriedade de colocar o acessório para enxergar corretamente. Para mais informações sobre lentes de contato ou sobre cirurgia refrativa, estamos à disposição para atende-lo. Basta entrar em contato com um de nossos profissionais pelos nossos canais de comunicação.