O verão é o período com a maior incidência de casos de arboviroses. O clima mais chuvoso propicia a infestação de insetos e aracnídeos, que são os transmissores dos arbovírus.
Nesse artigo vamos explanar sobre arboviroses e como essas doenças podem afetar negativamente a visão de pessoas que passam por ela.
O que são arboviroses?
Antes de falarmos sobre as manifestações e sintomas, precisamos entender o que são as arboviroses.
São as doenças ocasionadas por artrópodes, ou seja, insetos, carrapatos e aranhas. As mais conhecidas são zika vírus, dengue, febre chikungunya e meningite.
Há mais de 540 espécies de arbovírus, porém os que acometem seres humanos são aproximadamente 150. O inseto mais conhecido popularmente por transmitir arboviroses é o aedes aegypti.
São três as famílias de arbovírus:
- flavivírus: inclui doenças como dengue, zika vírus, febre amarela e encefalite japonesa.
- togavírus: febre chikungunya e encefalites equinas.
- e bonyavírus: classificação dos hantavírus, causadores da febre hemorrágica.
Quais são os sintomas das arboviroses?
São muito variáveis os sintomas dos arbovírus, isso porque o único ponto comum entre eles é que todos são transmitidos por artrópodes.
As principais características que acometem indivíduos com essas doenças são:
- dor de cabeça;
- febre;
- mal-estar;
- erupções na pele;
- manchas vermelhas;
- dor nas articulações
- e náuseas e vômito.
Como as arboviroses podem afetar a visão?
Além dos sintomas descritos acima, as arboviroses também podem se manifestar em problemas oculares, entre eles estão:
- hemorragia subconjuntival;
- conjuntivite;
- uveíte anterior;
- inflamação na retina;
- inflamação nos vasos retinianos;
- e inflamação no nervo óptico.
Por isso, é fundamental ficar em alerta a qualquer um desses sintomas. Ao percebê-los, o recomendado é procurar um médico clínico geral ou infectologista de sua confiança imediatamente.
Se algum problema oftálmico for notado, esses profissionais irão realizar o encaminhamento para um médico oftalmologista para o tratamento adequado.
Quais são os tratamentos das arboviroses?
Não são existentes tratamentos específicos para os arbovírus. Isso porque, todos eles possuem uma vida muito curta no organismo humano, o que causa infecções agudas.
O normal é que médicos realizem o tratamento dos sintomas para amenizar dores e sensação de mal-estar.
Como prevenir as arboviroses?
A melhor forma de evitar essas doenças, é dificultar o contato com os artrópodes transmissores.
Por isso, utilize repelentes, dê preferência para roupas que cubram todo o corpo, adote telas em janelas e portas na sua casa e evite ficar em ambientes onde é percebido a presença de mosquitos, carrapatos e aranhas.
Outra boa prática é evitar deixar recipientes com acumulo de água para impedir a reprodução dos insetos. Já que eles colocam seus ovos em água parada.
Deixe a caixa de água sempre limpa, cubra objetos deixados no quintal para evitar a concentração de água de chuva e limpe com frequência os recipientes de alimentação de animais de estimação.
Com uma prevenção adequada é possível dificultar a proliferação do aedes aegypti, o principal transmissor de arboviroses no Brasil e com isso, não sofrer com as complicações advindas das doenças causadas por ele.
Se você gostou desse conteúdo sobre arboviroses, continue acompanhando as nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para saber sobre outras temáticas relacionadas com a saúde ocular.