A cirurgia de catarata é um procedimento que visa proporcionar mais qualidade de vida e evitar a cegueira em pessoas que possuem a enfermidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 51% dos casos de cegueira no mundo são em decorrência da catarata, o que representa 20 milhões de pessoas.
Para entender um pouco mais sobre esse procedimento cirúrgico que pode evitar a perda total da visão de alguns pacientes, continue a leitura!
O que é catarata?
Antes de falar sobre a solução para a doença, precisamos entender o que é a catarata. É o processo de opacificação do cristalino, a lente natural dos olhos que está atrás da íris.
Essa lente em sua forma saudável é clara e transparente, com o surgimento da catarata ela passa a ficar opaca e dificulta a passagem dos raios luminosos que formam as imagens no fundo do olho.
Quais exames são realizados antes do procedimento?
Para garantir o completo sucesso da cirurgia, o médico oftalmologista vai solicitar ao paciente alguns exames necessários antes de submetê-lo ao procedimento.
Entre eles estão acuidade visual, fundo do olho, topografia da córnea, pressão intraocular, microscopia especular, paquimetria e exame para cálculo exato da lente intraocular que será implantada.
É necessário anestesia?
Cada caso é um caso, mas em sua maioria, a cirurgia de catarata é executada apenas com colírios anestésicos. Alguns pacientes podem ter contraindicação e exigirem um tipo de anestesia diferente.
Como é realizada a cirurgia de catarata?
O procedimento não é considerado de alta complexidade, por isso o paciente entra no centro cirúrgico e sai no mesmo dia.
A cirurgia é rápida, segura e dura pouco tempo. A pessoa operada fica deitada enquanto o especialista utiliza um microscópio para a realização do processo.
A técnica atualmente utilizada é a de facoemulsificação, que desenvolve a remoção da catarata.
É colocada uma lente dobrável por meio de uma microincisão de aproximadamente 2 milímetros, essa lente pode ser monofocal ou multifocal, varia conforme o caso do paciente, mas dispensa a utilização de sutura.
Após a cirurgia de catarata, o paciente não precisa utilizar o tampão, apenas colírio específico.
Qual médico pode realizar a cirurgia de catarata?
O médico apto a realizar esse procedimento é o oftalmologista especializado em cirurgia de catarata. Tanto a cirurgia em si, quanto o pré e o pós operatório devem ser acompanhados de perto por um profissional com ampla experiência.
Qual o tempo de duração do procedimento?
O tempo da cirurgia em si é de aproximadamente 10 minutos, porém há de se contabilizar um tempo que antecede o procedimento para a preparação do paciente e do centro cirúrgico.
Quais os cuidados após a cirurgia de catarata?
Após o procedimento o paciente é instruído a ficar sentado em local confortável. A visão retorna nas primeiras horas e a pessoa pode retomar a sua vida normalmente em poucos dias.
Entre os cuidados a serem tomados estão a não prática de esportes, atividades de impacto e direção de veículos. Também pede-se para que o paciente:
- não coce os olhos;
- não esfregue a mão no olho operado;
- não durma sobre o olho nos primeiros dias após a cirurgia;
- e não realize grandes esforços físicos.
Existem riscos?
Por ser uma técnica muito segura, a maioria das cirurgias de catarata acontecem sem complicações, mas existem alguns riscos. Entre eles podemos citar:
- infecção;
- descolamento de retina;
- deslocamento da lente intraocular;
- e edema macular cistoide.
Esses são alguns dos pontos fundamentais que você precisa saber sobre cirurgia de catarata antes de ser submetido a uma ou algum de seus familiares.
Se o conteúdo deixou alguma dúvida sobre o assunto ou você quiser falar mais a respeito, ficaríamos muito felizes em conversar com você. Entre em contato com a gente para agendar um horário com um de nossos especialistas em cirurgia de catarata.