A cirurgia de catarata é o procedimento responsável em restabelecer a visão de indivíduos que tiveram o cristalino comprometido pela catarata.
O procedimento é envolto de questões e nesse artigo vamos esclarecer alguns mitos e verdades para que você conheça um pouco mais sobre essa cirurgia.
A catarata é uma das principais doenças que causam cegueira em todo o mundo e acomete especialmente pessoas idosas. Por isso, a cirurgia de catarata é um procedimento de interesse de um grande número de pessoas.
O paciente pode deixar de usar óculos após o procedimento?
VERDADE. Existem alguns casos em que o óculos de grau não é mas necessário após a realização do procedimento, isso porque a cirurgia restabelece de forma saudável a visão do indivíduo. Caso o óculos ainda seja preciso, a tendência é que o uso seja minimizado.
A cirurgia de catarata demora muito tempo?
MITO. A cirurgia é rápida e indolor. O procedimento dura em torno de 20 minutos, mas vale lembrar que antes da operação existe o preparo do paciente para a colocação de roupa adequada e anestesia.
A catarata pode ser prevenida, fazendo com que a cirurgia seja evitada?
VERDADE. É possível prevenir o surgimento da catarata fazendo a utilização de óculos de sol, isso porque a patologia tem relação com a exposição à radiação solar ao longo da vida.
Além disso, adotar hábitos saudáveis, como ter uma alimentação balanceada, praticar atividade física, ter tempo de sono de qualidade e não fumar podem retardar e/ou prevenir a catarata.
A anestesia para a cirurgia dói?
MITO. Não há nenhum incômodo durante a administração da anestesia. Ela é feita por meio de um colírio aplicado no olho onde o paciente não sente nenhum tipo de dor durante a cirurgia.
A única cura para a catarata é a cirurgia?
VERDADE. A cura para a catarata somente pode acontecer por meio de procedimento cirúrgico. Não há remédio, colírio, óculos ou lentes capazes de curar a catarata.
O olho sangra durante a cirurgia de catarata?
MITO. Algumas pessoas acham que há inserção de agulhas no olho para a remoção da catarata e, por isso, o olho sangraria durante a operação, mas isso não é verdade. Não há nenhum tipo de sangramento.
Após a cirurgia a visão se recupera rapidamente?
VERDADE. Em casos simples e bem sucedidos, o paciente tem a visão restabelecida em 1 dia, voltando rapidamente a enxergar normalmente. Porém, também existem casos onde a visão volta de maneira gradativa em alguns dias.
Não se pode lavar a cabeça após a cirurgia de catarata?
MITO. O paciente pode tomar banho, lavar o cabelo e molhar a cabeça depois do procedimento desde que tome as medidas necessárias para evitar o contato de água e sabão com o olho operado.
Não se pode dormir do lado do olho operado?
VERDADE. A recomendação é que o indivíduo durma do lado do olho que não foi operado para não causar nenhum tipo de pressão na visão que está se restabelecendo.
É preciso aderir uma dieta leve antes da cirurgia?
VERDADE. O médico oftalmologista responsável pelo paciente irá orientá-lo a se alimentar de forma balanceada e leve durante os dias que antecedem a cirurgia de catarata.
Esperamos que agora tenham ficado claros alguns dos mitos e verdades sobre a cirurgia de catarata, se você quiser saber mais sobre o procedimento cirúrgico, leia esse artigo onde o Dr. Eduardo Akira Yanaguihara esclarece as principais dúvidas sobre a remoção da catarata.