A ceratite por Acanthamoeba é uma infecção ocular rara, que pode ter graves consequências para a córnea se não for tratada a tempo.
Mas ela pode ser evitada com alguns cuidados, especialmente para quem utiliza as lentes de contato, já que é uma das causas mais comuns.
Neste artigo, vamos explicar mais sobre ceratite por Acanthamoeba e os cuidados para os usuários de lentes de contato. Boa leitura!
O que é ceratite por Acanthamoeba?
A ceratite por Acanthamoeba é uma infecção ocular, causada por um organismo microscópico chamado Acanthamoeba.
Essa infecção afeta a córnea, a parte transparente da frente do olho, e pode levar a sintomas dolorosos e complicações significativas se não for tratada adequadamente.
A Acanthamoeba é um tipo de ameba encontrada em diferentes ambientes, como em água encanada, unidades de aquecimento, poço, lago, ventilação, ar condicionado, piscina e banheira, no solo e em sistemas de esgoto.
O uso das lentes é a principal causa hoje do diagnóstico e uma das consequências mais severas da doença é a possibilidade da perda de visão.
Pesquisadores da University College de Londres (UCL), no Reino Unido, descobriram que as lentes de contato reutilizáveis aumentam em quase quatro vezes o risco para uma infecção ocular rara, em comparação com o uso de lentes descartáveis diárias.
Quais são os sintomas?
Os sintomas dessa condição podem variar, mas geralmente incluem:
– dor ocular intensa;
– vermelhidão;
– sensação de corpo estranho no olho;
– lacrimação excessiva
– sensibilidade à luz (fotofobia);
– e visão embaçada.
Esses sintomas podem ser facilmente confundidos com outras condições oculares, o que pode atrasar o diagnóstico e o tratamento adequado.
Por isso, caso tenha algum desses sintomas, procure um oftalmologista de confiança imediatamente.
Fatores de risco
A infecção ocular ocorre quando os organismos Acanthamoeba contidos na água ou na solução de lentes de contato entram no olho por meio de pequenos arranhões que podem ser causados pelo uso de lentes de contato ou outras lesões oculares menores.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, cerca de 85% dos casos de ceratite por Acanthamoeba ocorrem em usuários de lentes de contato.
Além disso, a exposição à água contaminada, a falta de higiene e manuseio inadequado das lentes de contato também podem resultar na infecção.
O organismo Acanthamoeba tem que entrar em contato direto com os olhos para causar a ceratite, então a infecção da córnea não pode ocorrer por beber ou inalar água que contenha, e também não pode ser transmitida para outra pessoa.
Como prevenir?
Se você usa lentes de contato, pode ajudar a diminuir as hipóteses de ser infetado com ceratite por Acanthamoeba seguindo as seguintes dicas:
– manuseie as lentes de contato corretamente, ou seja, lave as mãos antes de tocá-las, não esfregue e as deixe na solução recomendada pelo oftalmologista;
– evite usar água da torneira ou de poço em suas lentes;
– armazene no estojo específico para as lentes;
– criar soluções caseiras para armazenar e limpar suas lentes;
– não use lentes de contatos para nadar;
– e não use lentes de contato em banheiras ou no chuveiro.
Além de todos esses cuidados, é muito importante realizar o acompanhamento com o oftalmologista para entender qual o modelo ideal segundo a necessidade e quais os cuidados necessários para evitar problemas oculares.
Se você acha que seu olho pode estar infectado com Acanthamoeba, consulte um oftalmologista imediatamente. Para agendar a sua avaliação, entre em contato conosco.