out 09
doenças oculares

As principais doenças oculares crônicas e suas causas

As doenças oculares crônicas afetam milhões de pessoas e representam um desafio importante para a saúde visual.

Fatores genéticos, ambientais e hábitos de vida contribuem para o desenvolvimento dessas doenças. Conhecer as causas é essencial para a prevenção e tratamento eficaz.

Neste artigo, você ficará sabendo sobre as principais doenças oculares crônicas e suas causas.

O que são as doenças oculares crônicas?

As doenças oculares crônicas são aquelas que afetam a visão de maneira contínua ou recorrente, podendo levar à perda permanente da visão se não tratadas adequadamente.

Elas podem ser causadas por diversos fatores, que vão desde predisposições genéticas até hábitos e estilo de vida. Essas condições têm longa duração e evolução lenta, e muitas, infelizmente, ainda não possuem cura.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 285 milhões de pessoas no mundo enfrentam problemas de visão, e entre 60% a 80% desses casos poderiam ser evitados ou tratados. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2023) revelou que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil.

As principais doenças oculares crônicas e suas causas

Retinopatia diabética

É uma doença que atinge os vasos da retina, parte do olho responsável por formar imagens e enviar ao cérebro. A retinopatia diabética é uma complicação derivada do excesso de glicose no sangue que danifica os vasos sanguíneos dentro da retina.

Se não buscar tratamento, a visão pode ficar seriamente comprometida.

Retinopatia hipertensiva

A retinopatia hipertensiva é uma lesão vascular na retina causada pela elevação da pressão arterial.

A retina, um tecido transparente e sensível à luz que reveste a parte interna do globo ocular, converte a luz em impulsos nervosos que são transmitidos pelo nervo óptico ao cérebro, onde são interpretados como visão.

Essa condição provoca danos na retina, essencial para nossa capacidade visual. Se não tratada, a retinopatia hipertensiva pode resultar em perda total da visão.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, responsável por transmitir as informações visuais do olho ao cérebro.

Quando a pressão intraocular se eleva a níveis prejudiciais, ela causa danos graduais ao nervo óptico, tornando impossível recuperar as partes do nervo já afetadas.

Consequentemente, o glaucoma não tratado pode resultar em perda permanente da visão. Esse processo é lento e pode avançar por anos antes que os primeiros sintomas se tornem perceptíveis.

Degeneração macular relacionada à idade

Também conhecida como DMR,  é uma doença oftalmológica que ocorre em uma parte da retina chamada mácula, órgão responsável pela visão central da capacidade de ver cores, detalhes e traços finos, que leva a perda progressiva da visão central.

Trata-se de uma das causas mais comuns de perda da visão no Brasil em pessoas acima de 55 anos.

Ceratocone

Ceratocone é uma doença não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular.

Ela faz com que a sua espessura, ao invés de lisa e linear, fique afinada nas bordas e saltada para frente na área central dos olhos. Em outras palavras, é como se a córnea ficasse com o formato aproximado ao de um cone.

A causa exata do ceratocone ainda é desconhecida, mas acredita-se que as alterações na superfície da córnea resultem de diversos fatores, como a redução no colágeno e o hábito de esfregar os olhos. Assim, pacientes alérgicos, que costumam coçar os olhos, têm um risco maior de desenvolvê-lo.

O ceratocone também é comum em pessoas com Síndrome de Down e naqueles com condições oculares congênitas, como catarata e esclerótica azul. As visitas regulares ao oftalmologista, além dos cuidados diários, são importantes para a detecção precoce das doenças oftalmológicas crônicas. Por isso, se deseja realizar uma avaliação, entre em contato com a nossa equipe para marcar a sua.