O mês de abril é marcado pela conscientização para prevenção, diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação da cegueira. A campanha abril marrom é realizada desde 2016 e visa alcançar e levar informação a cada ano para um maior número de pessoas.
A importância da ação está na prevenção para doenças que podem acarretar em perda total de visão. Você sabia que entre 60% e 80% dos casos de cegueira no Brasil poderiam ter sido evitados se tivessem sido tratados corretamente? Essas informações são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e exemplificam a necessidade de estar totalmente informado sobre esse assunto.
As doenças que podem acarretar em perda de visão são mais comuns que imaginamos, e por isso, por muitas vezes, damos pouca atenção para alguns sintomas presentes no dia a dia. Veja abaixo as principais patologias que podem levar a cegueira e fique atento aos seus sinais!
Catarata
Essa é uma doença que é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, a lente natural localizada atrás dos olhos. Em sua grande maioria, a catarata é classificada como senil, ou seja, o acometimento de pessoas acima de 50 anos. Mas ela também pode ser classificada como secundária, relacionando-se a inúmeros fatores oculares e sistêmicos.
Os sintomas são embaçamento de vista, dificuldade para dirigir veículos no período da noite por conta do brilho dos faróis de carros de terceiros, visão com sinais de feixes de luz e sensação de melhora ao enxergar quando o objeto é aproximado dos olhos.
A catarata é progressiva e o tratamento com resultados efetivos e definitivos é a cirurgia para a substituição do cristalino, mais conhecida como cirurgia de catarata.
Retinopatia diabética
É uma patologia vinculada aos portadores de diabetes e assintomática no seu início. A retinopatia diabética pode interferir diretamente na função dos vasos sanguíneos, aqueles que encaminham o sangue e o oxigênio para as células da retina e sua evolução pode causar a cegueira.
Para que não chegue ao estágio final, a doença deve ser diagnosticada no seu início e acompanhada de perto por um médico oftalmologista. Exames de mapeamento de retina e o controle da diabetes são prevenções necessárias.
Os tratamentos cabíveis vão desde a prescrição de medicamentos, como procedimentos cirúrgicos.
Glaucoma
O glaucoma é uma doença silenciosa e a principal causa da perda irreversível da visão. Ela surge quando o nervo óptico passa a apresentar algum tipo de dano. A informação deixa de ser levada de forma correta entre o olho e o cérebro. O glaucoma faz surgir pontos cegos na vista que só são percebidos após dano considerável.
A prevenção, a informação e a visita frequente a um médico oftalmologista de sua confiança são as melhores maneiras de proporcionar uma melhor qualidade de vida para você e para os seus.
Abril marrom: prevenção nunca é demais
Algumas doenças podem ser silenciosas e irreversíveis, por tanto é preciso estar atento. Se faz algum tempo que você não passa por exames na visão, aproveite a campanha do Abril Marrom para cuidar um pouco mais de você. A visão é um bem muito precioso e não podemos ser irresponsáveis. Prevenir nunca é demais.
Se você quiser conversar um pouco mais sobre a saúde dos seus olhos, marcar uma consulta com um médico oftalmologista experiente ou saber mais sobre a campanha Abril Marrom, entre em contato com a gente.