Você já parou para pensar o quão incrível é a capacidade que temos de enxergar o mundo? Identificar as cores, tonalidades, formas, entre outros, só é possível devido à visão.
Leia esse artigo e confira 5 curiosidades interessantes sobre visão que você deveria saber.
1. Assim como a impressão digital, a íris de cada pessoa é única
A íris é um órgão interno localizado no globo ocular, protegido pela córnea do olho. Além disso, a íris esquerda e a direita são diferentes uma da outra.
Assim como as impressões digitais, essa área circular pode servir para identificar uma pessoa, por exemplo, por meio de sistemas de segurança biométricos com reconhecimento facial.
2. Os olhos humanos “enxergam cinza” no escuro
Você sabe o porquê de enxergarmos em preto e branco no escuro? Existe uma explicação para esse fenômeno.
À noite, quando a luminosidade é baixa, nossos olhos não conseguem identificar as tonalidades, pois as células responsáveis pela visão colorida, os cones de espectro de luz vermelho e amarelo, ficam menos sensíveis.
O que acontece, por sua vez, é que o cérebro só é capaz de distinguir intensidade e brilho, por isso, corresponde a uma visão acinzentada.
3. Estar apaixonado(a) pode fazer a pupila dilatar
Você já deve ter ouvido alguém dizer frases do tipo: “hormônios a flor da pele” ou “na flor da idade”. De fato, há uma influência física e hormonal na paixão e que pode, inclusive, causar a dilatação das pupilas.
Uma pessoa apaixonada apresenta uma produção elevada de vários neurotransmissores, como a dopamina e adrenalina. Diante disso, sintomas de ansiedade se manifestam e provocam estímulos no corpo e nos olhos.
Essas manifestações só devem ser uma preocupação caso um médico clínico indique que há relação entre elas e uma doença precedente.
4. Estresse oxidativo pode causar patologias na visão
As nossas células produzem radicais livres de forma natural. No entanto, quando há um desequilíbrio nessa produção, a ponto de causar danos celulares e envelhecimento precoce das células, dizemos que ocorre o estresse oxidativo.
Insônia, má alimentação e exposição excessiva ao sol são alguns dos motivos que proporcionam a condição. Nos olhos, ela pode provocar cataratas, glaucoma, ceratite, inflamação da córnea, entre outros.
A prevenção e a alimentação saudável são muito importantes, afinal, os antioxidantes neutralizam os radicais livres. Consulte um oftalmologista de sua confiança, caso houver alguma suspeita.
5. Em média, a cada 10 brasileiros, 2 tem algum problema de visão
Mais de 35 milhões de pessoas foram identificadas com algum problema de visão no país, segundo dados divulgados pelo IBGE em 2019. As principais causas do fenômeno são: sedentarismo, tabagismo, o uso de telas digitais e óculos de grau falsos ou de má qualidade.
Além disso, diante do cenário contemporâneo, em que há uma onda crescente no número de diagnóstico de doenças oculares, cuidar da visão é uma tarefa indispensável.
Na Argentina, por exemplo, um relatório publicado no Social Science Research Network (SSRN) registrou o aumento de aproximadamente 40% nos casos de miopia entre a faixa etária de 5 a 18 anos após a pandemia de 2020.
Portanto, se você tiver alguma suspeita, não deixe de consultar um médico oftalmologista e avaliar se há ou não algo a ser corrigido nos olhos.
Cuide da saúde da sua visão
Conhecer informações relevantes e até curiosas sobre a nossa anatomia é fundamental para fortalecer o conhecimento geral e identificar algum sintoma irregular nos olhos antecipadamente.
Por isso, se você ficou curioso(a) para saber mais sobre a sua visão, entre em contato conosco e agende uma consulta.