O câncer de próstata pode influenciar em diversos âmbitos físicos e hormonais do corpo humano, o que também inclui a saúde da visão.
Nesse artigo, você irá conferir o que é essa patologia, a importância da campanha promovida no mês de novembro e as influências do câncer de próstata na visão. Boa leitura!
Novembro azul: o que é o câncer de próstata?
A campanha novembro azul busca conscientizar e alertar a população sobre o diagnóstico precoce das doenças que atingem os homens, em especial o câncer de próstata.
Glândula localizada perto da bexiga urinária, a próstata auxilia na produção de sêmen e é de grande importância para o sistema reprodutivo do homem.
Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, o câncer nessa região é o segundo mais incidente no público masculino, atrás apenas do câncer de pele.
Além disso, ele provoca a morte de, em média, 42 homens por dia no Brasil, atingindo majoritariamente um público mais velho.
Diante da gravidade da doença e do pouco debate promovido acerca do tema, a maioria dos casos é identificado quando já está em estágio avançado.
Assim, a chance de desenvolver metástase, ou seja, do tumor alcançar outros órgãos, é muito grande. Os olhos, inclusive, não escapam dessa influência.
Influências do câncer de próstata na saúde da visão
A metástase do câncer pode prejudicar a saúde da visão por meio do agravamento do nervo óptico ou da coroide, membrana que envolve e protege o olho.
Outro relato comum é o da visão conturbada devido aos efeitos colaterais de alguns medicamentos.
A hiperplasia prostática benigna, por exemplo, condição que provoca o aumento da rigidez muscular da próstata devido ao efeito da testosterona ao longo dos anos, é geralmente tratada com medicamentos de relaxamento do músculo.
Entretanto, esses fármacos também podem contribuir para o afrouxamento da íris, condição chamada de “síndrome da íris flácida”. Essa síndrome prejudica a dilatação da pupila, além de dificultar a realização de uma futura cirurgia de correção.
Outros indícios de possível agravamento na visão e sinais de câncer ocular podem ser indicados com:
- perda parcial do campo visual;
- manchas e flashes no campo de visão;
- olho seco;
- vermelhidão;
- e catarata.
Portanto, se você sofre com alguma condição na próstata, consulte um médico oftalmologista individualmente e verifique se há alguma influência do câncer nos olhos.
Tratamento e prevenção
O melhor tratamento é a prevenção. Se você é homem e tem mais de 50 anos, é preciso realizar o exame de próstata independentemente da manifestação de qualquer sintoma.
No mês de novembro, você pode aproveitar para consultar uma clínica ou postos de saúde da sua cidade que oferecem avaliações com urologista, médico especialista no trato urinário e sistema reprodutor de ambos os sexos.
Também verifique a adequação da medicação, a dosagem de remédios e as possíveis influências da doença nos olhos com um oftalmologista.
Se você ficou com alguma dúvida ou interessado em agendar uma consulta oftalmológica, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.