Acidentes acontecem, principalmente nos olhos, uma região muito delicada do corpo. Pancadas, perfurações ou queimaduras podem causar ferimentos, que podem levar a um problema de visão conhecido como trauma ocular.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,5 a 2 milhões de pessoas em todo o mundo ficam cegas a cada ano devido a lesões oculares.
Se não tratados corretamente, alguns traumas acabam se tornando problemas irreversíveis. Para entender a condição, os tipos e como preveni-los, continue lendo o nosso artigo.
O que é trauma ocular?
O trauma ocular se trata de um ferimento causado por um acidente de natureza externa, podendo afetar um ou ambos os olhos. Ele pode ou não ser perfurante e, em alguns casos, afetar a estrutura dos olhos.
Os danos visuais e as consequências causadas pelo trauma são inúmeras e dependem da gravidade do acidente. Os sintomas mais comuns são:
- vermelhidão;
- lacrimejamento;
- dor nos olhos;
- visão embaçada;
- inchaço;
- perda parcial ou total da visão;
- e manchas.
Tipos de trauma ocular
O trauma ocular consiste em acidentes variáveis que afetam um ou ambos os olhos e pode acontecer de muitas maneiras.
Trauma por contusão
Esse tipo de trauma ocorre, normalmente durante a prática esportiva, por pancadas, contato acidental, até mesmo com objetos. Para evitar, é necessário utilizar máscaras e óculos de proteção.
Além disso, após um trauma é importante não tocar ou pressionar a área, apenas se dirigir ao hospital para que um especialista avalie os danos.
Trauma por queimadura
Os casos mais comuns de trauma por queimadura são em crianças, devido a líquidos ferventes, produtos de limpeza e ácidos, por exemplo.
O mais indicado, nesse tipo de acidente, é manter a área irrigada com água ou soro fisiológico até passar por um especialista.
Trauma por perfuração
O trauma por perfuração pode ocorrer quando há objetos pontiagudos ou afiados que acabam furando ou perfurando. Esses casos acontecem mais em acidentes de trabalho, como fábrica, metalúrgica e oficinas.
Em caso de trauma por perfuração, o indicado é não tentar remover o objeto perfurado ou tocar na lesão, além de procurar um especialista.
Como prevenir os traumas oculares?
A prevenção é a melhor forma de evitar lesões oculares. Portanto, a adoção de medidas básicas é fundamental para controlar os danos oculares.
- Utilizar sempre o cinto de segurança.
- Usar óculos de proteção em trabalhos com ferramentas elétricas.
- Tomar cuidado com tapetes em casa.
- Ter cuidado ao manejar produtos químicos.
- Utilizar protetores para a prática de esportes que podem machucar os olhos.
- Cuidado ao manipular objetos como estilingues, abridores de garrafa, fogos de artifício, ferramentas e tampas próximos aos olhos.
Caso tenha dúvidas em acidentes com trauma ocular, procure sempre ajuda profissional em um hospital. Se tratado incorretamente, o trauma pode acarretar diversos problemas mais graves à saúde ocular.
Agora que você já conhece os riscos e formas de prevenção para trauma ocular, não deixe de agendar uma avaliação com a nossa equipe para manter a saúde ocular em dia.