Muito provavelmente você já ouviu falar sobre catarata ou até já conheceu alguém que foi acometido pelo problema de visão. Mas você sabia que a doença mais comum em pessoas acima de 60 anos, também pode afetar jovens? Quando isso acontece, a denominação adequada é catarata precoce.
Neste artigo vamos falar sobre os sinais e as particularidades desse problema de visão que pode levar à cegueira pessoas de mais idade e pessoas jovens. Continue a leitura sobre catarata precoce e informe-se!
O que é catarata precoce?
Antes de conhecer os sinais, precisamos entender um pouco mais sobre o problema. Catarata é o processo de opacificação do cristalino, também conhecido como a lente natural dos olhos, localizada atrás da íris.
Quando saudável, essa lente é clara e transparente, mas quando afetada pela catarata passa a ficar opaca e obstrui a passagem dos raios luminosos que formam as imagens no fundo do olho.
Esse processo pode ocorrer naturalmente devido ao envelhecimento, por isso, a catarata é um problema verificado em seu maior número em pessoas acima dos 60 anos. Porém, jovens e adultos também podem sofrer com a catarata precoce, que como o nome mesmo já diz é o adiantamento da doença para indivíduos com menos idade.
O que pode causar catarata precoce?
A catarata precoce pode ser causada em pacientes jovens pelos seguintes motivos:
- grande trauma ocular ocorrido devido a acidentes, sejam eles domésticos, automobilísticos, durante a prática esportiva ou outros;
- uso de medicamentos a base de corticoide, alguns medicamentos para tratamento de acne, pressão alta e antidepressivos, esses quando ministrados de forma prolongada e contínua podem acelerar o processo de opacificação do cristalino
A recomendação para indivíduos que utilizam esses medicamentos, é realizar o acompanhamento oftalmológico periódico e efetuar os exames necessários para acompanhamento da saúde da visão, assim como a validação das dosagens adequadas.
Quais são os sinais da catarata precoce?
As principais queixas e sinais da catarata precoce é a visão embaçada, a dificuldade para enxergar a noite e em ambientes com pouca luminosidade, alteração contínua do grau do óculos e a percepção de diminuição de nitidez ao visualizar objetos.
Outro indício de catarata precoce é quando a visão de perto fica melhor, isso acontece porque o cristalino opacificado proporciona um crescimento dessa área e ele se torna uma espécie de lente de aumento.
Qual é o tratamento?
Assim como no caso da catarata em pessoas com mais idade, a catarata precoce também possui um único tratamento, a cirurgia.
A cirurgia de catarata é realizada de forma simples, rápida e indolor e tem como objetivo remover a lente natural do olho acometida pela catarata e inserir uma nova lente cristalina.
Como você percebeu nesse artigo a catarata precoce é uma condição adquirida por meio de situações adversas, porém é tratável e pode não oferecer grandes complicações para o paciente. Para que você tenha mais informações sobre a os mitos e verdades sobre a cirurgia de catarata precoce, recomendamos leitura deste artigo.