A saúde da visão pode ser muito beneficiada com a prática de atividades esportivas. Onde os principais destaques são para a melhora da circulação, a potencialização da resistência imunológica e o estímulo da produção de insulina para a prevenção do diabetes.
Além de auxiliar na saúde como um todo, manter o corpo ativo pode ser uma ótima alternativa para preservar o bom funcionamento dos olhos.
Nesse artigo vamos falar sobre alguns problemas de visão que podem aparecer em menor número em pessoas que possuem uma rotina constante de atividades esportivas. Continue a leitura.
Ceratocone e as praticas esportivas em piscina
O ceratocone é uma doença que possui relação com alergias e causa deformidades na córnea. Para indivíduos com essa patologia é recomendada a prática de atividades em piscina.
Isso porque próximo à piscinas existe uma maior umidade do ar, o que evita manifestações alérgicas nas vias respiratórias que podem piorar o quadro de ceratocone.
A natação e a hidroginástica são recomendas nestes casos, desde que executadas com óculos de proteção e com a instrução de um educador físico.
Glaucoma e as atividades aeróbicas para a saúde da visão
O glaucoma de ângulo aberto é caracterizado pela potencialização da pressão intraocular e para regular essa pressão é altamente indicada atividades aeróbicas como pedalar, caminhar e correr.
Todas essas atividades podem ser aliadas no controle da pressão intraocular e o agravamento do glaucoma.
Tome muito cuidado com exercícios anaeróbicos, esportes de impacto e atividades que mantenham a cabeça para baixo, pois o efeito pode ser contrário ao desejado.
Catarata e as atividades aeróbicas
Mesmo sabendo que o envelhecimento é a maior causa de catarata, o consumo exagerado de sal também pode antecipar a formação da opacificação do cristalino porque impede a manutenção da pressão entre as células do cristalino.
Dessa forma, todas as atividades que auxiliem na eliminação de sódio por meio do suor, são aliadas a manutenção da transparência do cristalino por mais tempo.
Pedalar, caminhar e correr também são indicados para essa patologia visual.
Miopia: exercícios ao ar livre e a melhora da saúde da visão
Estimular os olhos a enxergarem o horizonte e objetos a longas distâncias pode ser um grande feito para evitar a miopia. Por isso, recomenda-se a prática de atividades ao ar livre que possibilitem essa visão 360º de ambientes.
Esse problema refrativo refere-se a dificuldade de enxergar de longe e estimular a visão é uma excelente alternativa.
Praticar jogos com bola, fazer trilhas, passear com o cachorro podem ser de grande auxílio para a saúde da visão.
Lembre-se que o hábito de realizar atividades esportivas acontece aos poucos. Se você não pratica nenhum exercício, comece inserindo um esporte que sinta-se mais a vontade.
Devagar você vai se familiarizar com os benefícios de manter o corpo ativo e sentirá necessidade de praticar com mais frequência.
A saúde dos olhos será muito beneficiada com esse hábito, além de realizar a manutenção da saúde por completo, inclusive a mental.
Se desejar orientações específicas sobre a saúde da visão, agende uma consulta com os nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas