Não é tão comum ouvir falar de urgências em oftalmologia, pois na maioria das vezes quando as pessoas visitam o médico oftalmologista é para realizar consultas de rotina, para tratamentos específicos ou para cirurgias de correção.
Mas existem alguns casos em que o paciente não pode esperar o agendamento e precisa ser atendido imediatamente pelo especialista para que a situação médica não se agrave.
Nesse artigo vamos abordar algumas urgências em oftalmologia que todas as pessoas devem ficar atentas e acionar, imediatamente, o médico caso venha acontecer.
1) Vermelhidão nos olhos
A aparência vermelha nos olhos não é um sinal positivo. Esse sintoma, que algumas vezes pode até assustar, talvez seja sinal de uma hemorragia do globo ocular, glaucoma, inflamação ou dilatação venosa.
Se o tom avermelhado for muito intenso e vir acompanhado de qualquer outro sintoma é aconselhável a consulta médica rapidamente.
Vale lembrar que olhos vermelhos também podem ser sinais de irritabilidade pela presença de um corpo estranho nos olhos, por conta de privação de sono e até cansaço excessivo, esses casos não são urgências em oftalmologia.
2) Traumas por impacto
Esses são casos bastante atendidos em prontos atendimentos e se referem:
- aos impactos causados no globo ocular por meio de objetos perfurantes;
- contato direto com produtos químicos;
- quedas muito violentas;
- e até impactos incomuns causados por atividades esportivas.
A qualquer sinal de um grande trauma, recomenda-se entrar em contato com um médico oftalmologista imediatamente para o recebimento de tratamento adequado.
Quando o paciente não está em condição de explicar o que ocorreu ao certo, é necessário a presença de alguém que possa ter testemunhado a situação para esclarecer com mais detalhes e facilitar os primeiros socorros.
3) Perda súbita da visão
Perder a visão sem nenhuma explicação aparente ou de forma repentina é um grande sinal de urgências em oftalmologia.
Esse problema pode ser motivado por oclusão venosa ou arterial, deslocamento de retina ou hemorragia vítrea e macular. Com essa condição o paciente deve ser encaminhado com a máxima urgência a um médico oftalmologista para que o primeiro atendimento seja feito de forma eficaz e eficiente.
4) Dor intensa
Qualquer tipo de dor intensa na região dos olhos já é sinal de total alerta, especialmente se vier acompanhada de vômito ou visão embaçada. Esses podem ser sintomas de glaucoma, uma séria lesão do nervo ótico que em alguns casos pode provocar a cegueira.
A pessoa deve relatar a situação imediatamente para o especialista para que os primeiros passos sejam dados afim de evitar a perda total da visão.
5) Visão turva
Se de uma hora para a outra, sem nenhum tipo de explicação lógica, a visão ficar embaçada, turva ou com muita sensibilidade à luz, não hesite em procurar auxílio médico, pois tudo isso tratam-se de emergências em oftalmologia.
A saúde merece sempre atenção especial. Não devemos nos confundir acreditando que casos oftalmológicos podem esperar mais tempo que outras situações que nos levariam imediatamente a procurar um médico.
Nesse artigo citamos apenas 5 urgências em oftalmologia, mas existem diversas outras, por isso, fique atento ao seu corpo e aos sintomas que podem se expressar no dia a dia. Se precisar conversar com um profissional sobre alguma condição que está te incomodando, entre em contato conosco, estamos à disposição.