Você sabia que nem sempre os problemas de visão são ocasionados por doenças? Um desses casos é pelo uso indevido de medicamentos que podem causar problemas de visão.
Entre os efeitos colaterais, podemos citar problemas como: ressecamento dos olhos, vermelhidão, percepção espacial alterada, visão dupla e até danos ao nervo óptico.
Por isso, separamos uma lista com medicamentos comuns, que provavelmente você já deve ter tomado na sua vida e que podem causar efeitos colaterais, prejudicar a sua visão e o seu bem-estar se utilizados de forma irregular. Confira abaixo!
Medicamentos que podem causar problemas de visão:
1. Analgésicos
De venda controlado os analgésicos são usados para aliviar a dor, sem causar a perda de consciência. Tais como os fármacos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) que contêm ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno.
Seu uso descontrolado pode causar visão desfocada ou visão dupla. Uma parcela menor de analgésicos também faz com que a pupila se estreite, resultando na dificuldade para enxergar no escuro.
Apesar de serem sintomas raros devido ao uso desse medicamento é preciso ter atenção, acompanhamento adequado e caso necessário a prescrição de um medicamento diferente.
2. Anticoncepcionais
É o método contraceptivo mais usado pelas mulheres no mundo inteiro. E como cada corpo é diferente, há também dosagens e composições díspares dos hormônios que previnem a gravidez.
Em alguns casos, a determinada pílula para a mulher pode provocar o ressecamento dos olhos. A curto prazo, o problema pode ser aliviado com o uso de lubrificantes indicados pelo oftalmologista.
Caso o efeito colateral esteja a incomodando, converse com o médico ginecologista de confiança para trocar a prescrição.
3. Antialérgicos
Segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de 40% da população brasileira sofre com algum tipo de alergia. E usado como tratamento, os anti-histamínico conhecidos como antialérgicos nem sempre precisam de prescrição médica.
A automedicação aliada com a dosagem errada, pode causar o ressecamento dos olhos, sensibilidade à luz, coceiras, vermelhidão, ardência e aumento do lacrimejamento.
Esses efeitos colaterais são principalmente notados com o uso dos colírios antialérgicos. Portanto, ao usar qualquer medicamento, mesmo sem a necessidade de prescrição, opte por conversar com o especialista primeiramente.
4. Corticoides
Também conhecido como cortisona, esses são os nomes dados a um conjunto de hormônios esteroides produzidos pelo organismo artificialmente, muito indicado para tratar várias inflamações.
A longo prazo podem gerar alguns efeitos colaterais, inclusive nos olhos. Como por exemplo o aumento na pressão intraocular (interna do olho) e danos ao nervo óptico. Propicia também no desenvolvimento de catarata e glaucoma.
Dessa forma, é imprescindível conversar com o médico especialista antes de iniciar o tratamento com medicamentos que contêm corticoides. A receita deve ser monitorada e usada com cautela principalmente em idosos e crianças.
5. Antibióticos
Usado para controlar quadros infecciosos os remédios antibióticos precisam combater e destruir bactérias, mas também serem seguros para as células. Mas não necessariamente é isso que acontece.
Alguns antibióticos podem causar efeitos colaterais. Ligado a visão, esses problemas pode, provocar ardência nos olhos e maior sensibilidade à luz, o que um par de óculos escuros e repouso podem ajudar. E no geral após cessar o uso dos antibióticos, esses sintomas param.
Em casos mais sérios, pode provocar a descoloração da córnea. Então achar necessário não hesite em contatar seu médico de confiança, durante ou após o tratamento, converse com ele para encontrar medicamento alternativo.
O que fazer caso eu precise tomar alguns desses medicamentos?
No geral, não é preciso ter medo ao precisar fazer uso de um dos 5 medicamentos citados acima.
Isso porque cada organismo reage de uma maneira e se for acompanhado por um profissional, o mesmo está preparado para indicar o melhor tratamento para o seu caso e prevenir tais efeitos colaterais.
Ressaltamos mais uma vez que é preciso ter cautela, pois a automedicação e autoprescrição de medicamentos, apesar de ser comumente praticada pelas pessoas, é extremamente perigosa pela possibilidade de intoxicação.
Se você quiser falar a respeito de medicamentos que podem causar problemas ou tirar alguma dúvida sobre o assunto entre em contato conosco para agendar um horário com nossos especialistas. Ficaremos felizes em assisti-lo adequadamente nesse questão.
Bom dia. Estou com visão dupla começou a dois dias acho que é porque eu tomo o medicamento Topiramato 50 mg manhã e a noite (parei 2 semanas pois fiquei sem dinheiro) para aura de enxaqueca e outro musculare 10mg, antes de dormir( também fiquei um tempo sem tomar mas dormindo mal voltei a tomar os dois, a noite, e veio a visão dupla. Pode ser isso? Não sei o que fazer estou com o plano de saúde atrasado. Pensei em parar os dois remédios para testar. O musculare 10mg foi o bucomaxilofacial que passou por um curto período, mas eu tomei direto e quando quis parar acho que meu organismo viciou e é muito bom tomar antes de dormir. Oque faço agora? O topiramato 50 mg é para aura de enxaqueca quando tenho algum problema emocional tenho auras seguidas não posso parar só reduzir eu acho. Moro em Cabo Frio o neurologista que me receitou era o Dr. Rogério Mergh de Caxias, aqui vou e peço a receita apenas, não encontrei aqui na minha cidade um bom neurologista como o Dr. Rogério que eu confiava. Tenho artrite reumatoide (Predsim 5mg, metotrexato 2,5mg) e quando psiquiatra passava antidepressivos pra mim eu tinha várias auras e o Dr. Rogério Mergh dizia para eu suspender os outros medicamentos e manter somente o topiramato.
Aguardo ansiosa por resposta, fiquem na paz.
Olá, bom dia
Há dois dias comecei a ter visão dupla e/ou desfocada quando vejo televisão. Isso pode está sendo causado por alguns dos medicamentos que faço uso continuo?
Tomo: levoid, pisa, cetirizina, glifagem, rosivastatina e diovan.
Agradeço, imensamente, se, puderem me responder.
Abs
Elisete