Seja no celular, computador, tablet ou televisão, hoje em dia é quase impossível ficar longe das telas. Nesse período, você provavelmente já deve ter ouvido falar que ficar muito próximo das telas eletrônicas, usar por horas seguidas o smartphone ou abusar do uso de dispositivo eletrônicos com tela pode prejudicar a visão.
E nesse artigo vamos falar sobre as principais preocupações relacionadas ao uso das telas e a saúde ocular. Assim como as principais dúvidas, sintomas, hábitos ruins e prejudiciais a visão que podemos nos atentar. Confira abaixo!
Ficar muito perto das telas pode prejudicar a visão?
Sim, as telas podem prejudicar a visão. E, você também já deve ter percebido que ao ficar muito perto de qualquer dispositivo luminoso pode resultar nos frequente incômodos:
- coceiras;
- olho seco;
- visão turva;
- dores de cabeça;
- sensibilidade à luz;
- tremores involuntários;
- fadiga ocular;
- e sensação de peso nas pálpebras.
Esses incômodos podem ser cada vez mais frequentes e podem aparecer majoritariamente em 3 situações:
- uso de telas que possuem desequilíbrio de brilho, contraste e saturação ou que emitem luz azul;
- quando a pessoa já tem um problema ocular, como por exemplo a miopia;
- ou com negligência às recomendações do uso das telas.
No caso da luz azul, a situação é mais agravante, pois a frequência emitida se aproxima à dos raios ultravioletas que são os mesmos emitidos pelo sol. Em casos de exposição à longo prazo e sem proteção, ocasiona no desgaste constante no globo ocular, degeneração macular, alterações no sono, entre outras mudanças no corpo.
Passar muito tempo em frente às telas é mesmo ruim?
Sim, é comprovado cientificamente que ficar horas parado e sem fazer nada, trazem muitos malefícios para o corpo, saúde e bem-estar. Pois quando estamos muito concentrados em frente às telas é normal esquecermos de fazer ações automáticas, como manter a postura, respirar e até piscar, por exemplo.
Relacionando à saúde ocular, diminuir intencionalmente a frequência das piscadas, causa a sensação de olho seco e embaçamento, devido ao esforço prolongado de leitura.
Ler por meio de telas no escuro faz mal à visão?
No geral, ler no escuro não leva ao agravamento de uma doença, apenas ao desconforto. Mas ler e-books ou mexer nas telas podem prejudicar a visão de pessoas que já têm algum problema ocular, ametropias ou dificuldade de enxergar a noite.
No caso de locais com pouca iluminação, os olhos precisam de mais estímulos para conseguir decifrar as imagens. Ou seja, isso ocorre por conta do mecanismo de dilatação da pupila que regula a quantidade de luz e esforço para uma pessoa enxergar o que está na frente.
Afinal, o que posso fazer para ter boa saúde ocular, usando as telas?
Para continuar usando as telas sem grandes preocupações é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia. Confira abaixo as principais recomendações dos especialistas:
- A cada 2 horas, faça uma pausa de 5 a 20 minutos. Nesse intervalo, aproveite para caminhar um pouco, ir ao banheiro, tomar um café ou contemplar o horizonte em um ambiente aberto.
- Posicione as telas na altura dos olhos, para não prejudicar a visão e nem mesmo a coluna.
- Fique no mínimo 30 centímetros de distância das telas, sendo o ideal 50 centímetros.
- Lembre-se de piscar com mais frequência e caso necessário, coloque lembretes e post-its.
- Atente-se a iluminação, pois tanto o excesso quanto a falta de luz são prejudiciais à visão;
- Ajuste as telas conforme o dia e ambiente. Portanto, configure brilho, contraste e saturação da tela, inclusive alguns aparelhos possuem a função de desligar a emissão de luz azul.
- Ao notar muita diferença entre telas, leve o aparelho para revisão e se necessitar, troque de aparelho.
- Em casos específicos o médico indicará o uso de colírios para ajudar na lubrificação. É importante lembrar que nenhum remédio deve ser usado sem a recomendação médica, pois pode levar a intoxicação.
Agora que você viu que as telas podem prejudicar a visão se utilizadas com grande frequência, coloque as recomendações em prática e não exagere. Se quiser conversar com um especialista para acompanhar a sua saúde ocular, entre em contato conosco, estamos aguardando por você.