São várias as doenças que podem levar a cegueira, por isso é necessário conhecer e entender as causas mais comuns dos problemas que afetam uma boa parte da população brasileira.
Por vezes, a perda da visão acontece de forma silenciosa, mas em alguns casos é possível perceber pequenos indícios e evitar uma perda brusca do campo visual.
No do mês de prevenção contra a cegueira, o abril marrom, desenvolvemos este conteúdo onde elencamos as 6 doenças que podem causar o problema e que você deve sempre estar atento. Confira!
1) Catarata
Essa é uma doença que é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, a lente natural localizada atrás dos olhos. Em sua grande maioria, a catarata é classificada como senil, ou seja, o acometimento de pessoas acima de 50 anos. Mas ela também pode ser classificada como secundária, relacionando-se a inúmeros fatores oculares e sistêmicos.
Os sintomas são embaçamento de vista, dificuldade para dirigir veículos no período da noite por conta do brilho dos faróis de carros de terceiros, visão com sinais de feixes de luz e sensação de melhora ao enxergar quando o objeto é aproximado dos olhos.
A catarata é progressiva e o tratamento com resultados efetivos e definitivos é a cirurgia para a substituição do cristalino, mais conhecida como cirurgia de catarata.
2) Retinopatia diabética
É uma patologia vinculada aos portadores de diabetes e assintomática no seu início. A retinopatia diabética pode interferir diretamente na função dos vasos sanguíneos, aqueles que encaminham o sangue e o oxigênio para as células da retina e sua evolução pode causar a cegueira.
Para que não chegue ao estágio final, a doença deve ser diagnosticada no seu início e acompanhada de perto por um médico oftalmologista. Exames de mapeamento de retina e o controle da diabetes são prevenções necessárias.
Os tratamentos cabíveis vão desde a prescrição de medicamentos, como procedimentos cirúrgicos.
3) Glaucoma
O glaucoma é uma doença silenciosa e a principal causa da perda irreversível da visão. Ela surge quando o nervo óptico passa a apresentar algum tipo de dano. A informação deixa de ser levada de forma correta entre o olho e o cérebro. O glaucoma faz surgir pontos cegos na vista que só são percebidos após dano considerável.
A prevenção, a informação e a visita frequente a um médico oftalmologista de sua confiança são as melhores maneiras de proporcionar uma melhor qualidade de vida para você e para os seus.
4) Degeneração macular relacionada com a idade (DMRI)
Essa é a principal causa de perda de visão em indivíduos com mais de 50 anos de idade. A DMRI é responsável por provocar lesão e desgaste na parte central da retina, conhecida como mácula. Ela torna a visão embaçada e faz com que surja uma mancha escura central.
Essa patologia é degenerativa e crônica e é caracterizada em dois tipos, atrófica ou seca e exsudativa ou úmida. Para preveni-la é necessário realizar o acompanhamento de rotina com um médico oftalmologista, utilizar com frequência o óculos de sol, adotar um estilo de vida saudável e se fumante, parar imediatamente o consumo de cigarros.
5) Descolamento de retina
O descolamento da retina pode ser causado por traumatismos, inflamações e alguns tipos de doenças, como a diabetes. Os seus principais sintomas são vista embaçada e turva, percepção de faíscas, alguns flashes de luzes no campo focal, moscas volantes e perda súbita de visão.
Esse descolamento de retina é um caso de emergência oftalmológica e quando percebido, deve ser tratado imediatamente. O diagnóstico é realizado por meio do mapeamento de retina ou ultrassom, em alguns casos. O tratamento, na maioria da vezes, é realizado por procedimento cirúrgico.
6) Doenças inflamatórias
Existem doenças severas que podem atingir a retina e comprometer parcialmente ou totalmente a visão. Essas patologias infecciosas são a toxoplasmose, toxocaríase, doenças de Lyme, aids e herpes.
A qualquer sinal de contração dessas doenças, consulte imediatamente um médico oftalmologista da sua confiança.
A perda da visão, na maioria dos casos, é reversível, por isso não deixe de conversar com um especialista e se prevenir constantemente das doenças que podem levar a cegueira. Aproveite o mês de conscientização contra a cegueira e cuide-se ainda mais. Para saber mais sobre a saúde da sua visão leia o nosso artigo sobre problemas de vista para ficar atento.