O clima mais agradável, as férias, as viagens e festas de final de ano são sinônimos de verão. Nessa estação as pessoas ficam mais expostas as luzes solares, águas de piscina e de mar e também estão mais propícias a adquirirem alguns problemas oculares. Por isso, atente-se para alguns cuidados com os olhos nesse período do ano.
Para muitas pessoas o verão é a época mais esperada, por poder aproveitar as férias com a família, passear e descansar em lugares tropicais com os amigos e até relaxar na piscina de casa ou do clube. Para que você e sua família aproveitem, separamos 6 cuidados com os olhos no verão para não perder sequer um minuto da estação. Confira abaixo!
1) Não esqueça dos óculos
No verão os raios solares não dão trégua e o tempo seco é recorrente na vida dos brasileiros. Isso pode ocasionar no incômodo com a claridade, distúrbio conhecido como fotofobia, alergias e também o desenvolvimento ou agravamento de doenças como o pterígio.
Por isso, recomenda-se usar óculos de sol com proteção contra os raios UVA e UVB. O indicado é que o seu acessório tenha essa proteção, caso o contrário isso pode prejudicar e até auxiliar no desenvolvimento da fotoqueratite, que é a queima da superfície dos olhos pelos raios solares.
Para quem tem grau alto, uma boa solução é optar pelas lentes especiais fotossensíveis ou fotocromáticas. Essas lentes mudam de cor conforme a luminosidade do ambiente e assim não é necessário ficar andando com várias caixinhas na bolsa.
2) Use protetores físicos
Usar sempre os óculos de sol não é recomendado porque os olhos possuem um sistema que regula a entrada da luz naturalmente com a dilatação e contração da pupila e as pálpebras.
Por isso, de vez em quando dê uma pausa dos óculos solares e alterne para o uso de bonés, chapéus, sombrinhas, viseiras e aproveite as sombras das árvores.
Ao fazer atividades físicas lembre-se também de usar faixas na testa ou toalhinhas, pois acredite, até o nosso próprio suor pode causar irritações aos olhos.
3) Evite se expor muito ao sol
Além de prejudicar os olhos, ficar muito tempo exposto ao sol é ruim para o corpo. Pode causar desidratação, queimaduras e até propiciar o desenvolvimento de câncer de pele.
Então, para manter a saúde e os níveis bons de vitamina C, recomenda-se tomar 15 minutos de sol por dia, preferencialmente antes das 10h e depois das 17h. Caso necessite ficar mais tempo, prefira sair no período da manhã e no finalzinho da tarde e não se esqueça de usar protetor solar ou protetores físicos.
4) Evite usar muitos produtos no rosto e cabelo
É comum a maior utilização de protetores solares, óleos, cremes e outros produtos de beleza e higiene para o rosto, pele e cabelo nessa época. Mas cuidado, nada em excesso é bom!
Quando em contato com o olho pode causar irritações, mesmo que seja um produto para aplicação específica no local. Então evite usar quantidades exacerbadas de produto industrializados, aplique apenas o necessário e prefira usar os protetores físicos.
E para manter os olhos bem lubrificados e limpos, peça a indicação para o seu oftalmologista de colírios adequados para a sua rotina e saúde.
5) Cuidado com os olhos no verão: banhos
Apesar de parecem bem limpos, a água do mar, piscina, cachoeira ou lagos podem conter perigos não visíveis e prejudiciais para pessoas de todas as idades.
As piscinas, por exemplo, contém alta rotatividade de pessoas usando uma quantidade limitada de água. Além disso, são colocados muitos químicos para mantê-la cristalina.
Por isso, muitos ficam com os olhos irritados e vermelhos, a pele fica sensível com sensação de aspereza ou objeto estranho. Salvo é claro, algumas pessoas que possuem tolerância a essas substâncias.
Em suma, é recomendado:
- não abrir muito os olhos debaixo d’água;
- usar óculos próprios para mergulho ou natação;
- e tomar uma ducha de água doce logo após o banho.
6) Redobre os cuidados
Usando lentes de contato o cuidado deve ser redobrado. Nesse caso, pode se usar as descartáveis ou de uso único para evitar contaminações.
Atente-se a higienizar tudo que entrar em contato com o seu rosto como lentes de contato, óculos, toalhas e mãos. No caso das lentes, é preciso tomar cuidado ao limpá-las, há produtos específicos para tal.
Evite coçar os olhos e caso sinta um objeto estranho, peça para alguém te ajudar na retirada e higienização.
Caso tenha mais dúvidas sobre os cuidados com os olhos no verão ou queira fazer um exame de rotina com um de nossos especialistas, entre em contato conosco.