Quando falamos em problemas de visão não conseguimos ter total amplitude das possibilidades existentes. São vários os distúrbios na saúde dos olhos e por isso, é preciso ficar atento e conhecer, ao menos superficialmente, cada um deles.
O objetivo deste artigo é apresentar para você os principais problemas de visão que podem surgir com o decorrer dos anos em crianças, jovens, adultos e idosos, já que aproximadamente 35 milhões de pessoas – 18,8% da população declaram ter algum distúrbio nos olhos, de acordo com o Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE.
Os cuidados devem ser frequentes e a atenção total porque, de acordo com estudos da American Academy of Ophthalmology, a expectativa é que até 2050 metade da populaçãoo de todo o mundo seja míope.
Para que você consiga se cuidar com mais afinco, listamos abaixo os problemas de visão mais frequentes nas pessoas. Veja!
1. Miopia
Um dos problemas mais conhecidos, a miopia se caracteriza pela dificuldade em ver os objetos mais distantes dos olhos com clareza. A pessoa míope precisa forçar a vista para realizar atividade como a leitura e a utilização de equipamentos eletrônicos.
Os sintomas da miopia são dores de cabeça, lacrimejamento em excesso, dor nos olhos, tontura e incomodo em lugares com muita ilumincação.
2. Hipermetropia
Muito frequente também, a hipermetropia está relacionada ao problema de enxergar objetos que estão próximos aos olhos. Essa é uma patologia que, na maioria dos casos, já nasce com os indivíduos.
Os principais sintomas são desconforto para realizar leituras, vista embaçada, dificuldade de concentração, dores de cabeça e aproximação demasiada de objetos para realizar a visualização.
3. Astigmatismo
Esse é um problema de visão que está vinculado a dificuldade de enxergar com nitidez, em especial o contorno de formas. É originário de deformação na córnea e leva as pessoas a sentirem incômodos para distinguir linhas retas. O astigmatismo pode afetar indivíduos que já possuem miopia e hipermetropia.
Os sintomas são cansaço de visão, dificuldade de leitura e dores de cabeça persistentes.
4. Presbiopia
Este é um problema que está mais vinculado ao fator da idade, já que é visto com mais frequência em pessoas com mais de 40 anos. A presbiopia gera dificuldade para focar objetos que estão próximos aos olhos.
Os sintomas são dores de cabeça, dificuldade para utilizar equipamentos eletrônicos, dirigir e ler.
5. Catarata
A catarata é uma enfermidade mais comum em pessoas idosas e é caracterizada pelo embaçamento ocasionado pela opacidade da lente natural do olho, o que causa má visão, especialmente a noite, auréolas em volta das luzes e muita sensibilidade ao brilho.
6. Glaucoma
O glaucoma é o aumento da pressão do olho, o que acarreta em má visão noturna, perda progressiva do campo visual, pontos cegos e diminuição de visão nos dois lados. Pode causar cegueira e surge de forma gradual ou repentina, por isso, é fundamental estar sempre alerta.
7. Retinopatia diabética
Essa enfermidade é relacionada a complicação do diabetes e pode levar ao sangramento dentro da retina e posterior cegueira. Para os diabéticos é fundamental a consulta periodica com um médico oftalmologista de confiança
8. Degeneração macular
A degeneração macular é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos. Os sintomas são vista embaçada, perda de visão central, visão distorcida e cores aparentemente desbotadas.
9. Moscas volantes
Conhecida como moscas volantes, as partículas minúsculas que aparecem no olho podem ser breves e inofensivas, mas são um sinal de alerta para a possibilidade de deslocamento de retina. Não é normal ver pequenos pontos no seu campo visual.
10. Descolamento da retina
Os sintomas mais comuns do deslocamento de retina são flutuações de visão, impressão de clarão de luz e sensação de sombra em um dos lados da sua visão. Essa patologia é uma urgência médica e pode ser a responsável pela degeneração celular.
Existem diversos problemas de visão e para cada um deles há um tratamento, cirurgia, medidas de correção e ações minimizadoras. Visite regularmente o seu médico para estar com a saúde dos seus olhos sempre em pauta. Se você gostou deste conteúdo e quiser continuar recebendo informações sobre visão, oftalmologia e saúde curta a nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram.